"Nascidos de Deus, usem o pensamento que ele lhes deu, Ponte Aérea é filosofia para não-filósofos"
Sinopse:
O enredo para o nosso próximo carnaval, mostrará a eterna busca do homem pela filosofia no perfeito equilíbrio entre o bem e o mal, desde os tempos antigos com a filosofia pregada de nosso maior filósofo Jesus Cristo que nos deu a vida pelo bem estar da humanidade até aos tempos contemporâneos com a incerteza do amanhã, tirando exemplos de vida de grandes filósofos que a humanidade já viu, de profecias que até hoje povoam as mentes, de coisas que acontecem em nossas vidas de formas contrarias que nos levam a inúmeras perguntas com a incansável busca de suas respostas, todas perguntas girando em torno de somente uma, como será o nosso amanhã? É uma filosofia sem fim - Filosofia para não-filósofos.
Deus nosso pai todo poderoso, nos deu o livre arbítrio sobre por qual caminho percorrer... Ao homem só resta saber dele mesmo o que fazer. Muitos homens escolheram usar de seus conhecimentos á favor de uma sociedade melhor para si próprios.
Os filósofos eram os Deuses do Pensamento, Sem eles o contemporâneo não conheceria á si mesmo. Na Grécia Antiga os Filósofos eram muito importantes, eles buscavam respostas as perguntas: De Onde vim, Quem sou eu, e para Onde vou. Mesmo sem muitos meios de investigar alguns usavam a natureza como meio de encontrar as respostas da origem e "para onde vou", outros procuravam descobrir sobre si usavam o método de Sócrates de Conhecer a Si Mesmo.
A Europa, o grande berço da filosofia da humanidade,
nos deu esse livre arbítrio com vários movimentos que surgiram no decorrer dos tempos. Movimentos esses faziam o homem viajar em seus imaginários em meio a uma realidade de buscas. Buscas essas que se resumiam em idéias filosóficas, iluministas... Assim prosseguindo na sua busca pela fé. Outrora, busca resumidas no seu eu, voltando-se como o centro de todas as coisas, brincando de Deus, querendo criar a vida em partida ao absurdo de querer manipular as coisas ao seu modo de vista. Era o renascimento em todas as suas formas e vertigens, assim o homem sequer preocupava-se com suas conseqüências.
E fora a sua sede de querer a cada dia explorar novas terras, desbravar novos horizontes e até esquecendo de que o céu é um limite e esquecendo também de ser "humano", pois o homem na busca de seus limites, esqueceu-se de respeitar os limites dos outros seres-humanos, passando por cima do que fosse preciso para alcançar seus devaneios, abusos da tirania, e guerras por um poder maior as vezes inalcansável. Impérios poderosos que trouxeram um dos maiores males da humanidade - a escravidão, que se extendia por várias décadas e impérios. Na construção do mundo contemporâneo o homem mais uma vez colocou sua mente aguçada para funcionar, só que muitas vezes apenas em benefício próprio e não de um todo em comum á sociedade. Era o homem louco a cada dia.
O resultado de sua insanidade, veio com tristes episódios em que a humanidade vive, como as grandes guerras, os holocaustos, martírios a raças na sua ganância por status e poderes. Eram muitas vidas tiradas sem dó e piedade sem a preocupação do futuro. Era a filosofia da perversidade com todos os seus irmãos.
Com a "filosofia para não-filósofos", mostraremos que mesmo com o passar dos anos o homem não muda o seu modo de viver, sem saber sobre o que vai optar, em qual estrada deverá seguir. Tal duvida que o faz cometer erros ou continuar os seus certos. Assim deixando o destino a te guiar para ver como o seu amanhã será... Pois quem planta o Bem... colherás o bem; e quem planta o Mal colherás o mal.
Tudo isso nos leva á penas uma pergunta que as vezes jamais é conduzida á uma respota - O Por Quê? Que povoa a mente do homem trazendo-lhe mais incertezas e contradições próprias e a relação entre si e o outro.
Entre tantas filosofias a única certeza que temos é da filosofia do carnaval. Pois os profissionais de ontem, de hoje e do amanhã fizeram ou fazem com que a nossa cultura cresça a cada dia. Com isso devemos sempre agradecer a todos aqueles que fizeram da nossa cultura hoje a maior do nosso planeta. Imortalizando os seus nomes, servindo de inspiração para aqueles que buscam o seu lugar ao sol. Assim enriquecendo cada vez mais o nosso maior espetáculo. Assim tendo a total certeza que o ano de 2008 será um ano muito bonito. Em que todos nós profissionais faremos até o impossível se tornar possível...
Assim como o samba não tem fronteiras, o carnaval também não tem, mesmo sendo fora da realidade.
O Carnaval nos proporciona essas emoções...
Assim é a nossa filósofa, pois somos todos loucos Não-Filósofos!
Márcio Guilherme e Carlos Rizzo.
Carnavalescos.